sábado, 19 de setembro de 2009

Acadêmicos da UEMS vivenciam o espeleoturismo em Jardim e Bonito


Os alunos do 4ªº ano de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Jardim, participaram, nos dias 12 e 13 de setembro, de uma atividade prática e multidisciplinar em cavernas de Jardim e Bonito. O evento teve como objetivo concretizar a inter-relação entre as diversas áreas do turismo associadas aos ambientes naturais da região.
Sob orientação dos professores Simone Mamede, Sônia Bennett, Julio Soares e André Miranda, a prática do espeleoturismo foi associada aos conhecimentos das ciências como espeleologia, geologia, biologia, arqueologia, entre outras, que dão bases para o entendimento da complexidade destes frágeis ambientes.
"Foi a aula prática de campo mais encantadora que já participei. Tanto o Buraco das Araras como a Gruta do Lago Azul e São Miguel, possuem belezas únicas, que estimulam nossa imaginação e acrescentam muito ao conhecimento adquirido em sala de aula", conta a acadêmica Adriane Carneiro, sobre a experiência.
É interessante ressaltar que não só as disciplinas foram trabalhadas de forma integrada, mas também as localidades, uma vez que o grupo cumpriu um roteiro congregando ações em dois municípios que tem em comum um rico potencial para o turismo junto à natureza. A prática foi realizada no Buraco das Araras (Jardim), Grutas de São Miguel (Bonito) e Gruta do Lago Azul (Bonito).
A professora Simone Mamede, uma das coordenadoras da aula de campo, contou que entre as atividades associadas e desenvolvidas estavam as dinâmicas de lazer e recreação junto à natureza com enfoque em educação ambiental, as quais foram realizadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Buraco das Araras - Jardim - MS e Visita Técnica ao Eco-Resort Zagaia.
Neste último, segundo a professora Sônia Bennett, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o único resort de Mato Grosso do Sul, seus diversos tipos de acomodações, Salão de convenções, áreas esportivas e todas as demais dependências. Na visita, constataram os variados tipos de serviços e oferta das inúmeras opções de lazer existentes no empreendimento. "A preocupação em relação ao baixo envolvimento de empreendimentos com a questão socioambiental foi uma das questões levantadas pelos acadêmicos", completa Simone.
Com relação ao marketing institucional, Julio Soares, professor de Marketing em Turismo do curso de Jardim, ressaltou que a cidade de Bonito é considerada atualmente um dos destinos turísticos mais importantes do país. Nota-se a preocupação do município em divulgar os atrativos turísticos regionais não só do município, como também do entorno, por exemplo, o atrativo Buraco das Araras, situado em Jardim.
"Todas as áreas e empreendimentos turísticos visitados pelo grupo primaram pela organização e alta qualidade de atendimento dos guias de turismo. A experiência vivenciada pelos acadêmicos é única e de grande relevância para suas atuações futuras que venham garantir um posicionamento empreendedor conciliando desenvolvimento, lazer, turismo e a conservação da natureza" conclui a professora Simone Mamede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário