quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DNA da aventura - Pesquisa mostra que turista de aventura e ecoturismo do Brasil deseja “fugir” da rotina e do estresse do dia-a-dia

Seis biomas, uma imensa biodiversidade e riqueza natural. Um povo alegre, receptivo e acolhedor. Diversas culturas, paisagens e histórias. O turista com espírito aventureiro, em busca da liberdade e do alívio do estresse diário, que deseja fugir e reencontrar as origens e lembranças da infância. Todos esses ingredientes são um prato cheio para dois segmentos que já atingiram a “classe C” brasileira: o turismo de aventura e o ecoturismo.

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), por meio de um convênio firmado com o Ministério do Turismo (MTur), traçou o Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturista no Brasil. “Entender o perfil do turista é importante para nos ajudar a compreender o processo de compra e de decisão dos turistas, além de identificar o público atual e o potencial”, explicou Gustavo Timo, secretário executivo da Abeta.
Cerca de 1.000 brasileiros que viajam anualmente, com idade entre 18 a 59 anos, foram perguntados sobre o que procuram, como decidem e o que gostam de fazer durante suas viagens. Uma das constatações feitas na pesquisa foi de que o turista busca o prazer e o retorno à lembranças ou desejos da infância, de forma lúdica. Para os turistas, viajar significa fugir, voltar a ser criança, brincar e não ter obrigações. 59% desses turistas viajam de carro, e as viagens se tornaram um importante momento de convivência familiar.



A humanização e a personalização do atendimento também foram características encontradas no perfil desses turistas. Além disso, não apenas o contato com a natureza é importante para eles. “A interação com a natureza e a combinação com atividades diferentes, que os turistas não encontrarão no ambiente urbano, fazem com que esses segmentos sejam valorizados” explica Sáskia Lima, coordenadora de Segmentação do Ministério do Turismo.
Por meio desse convênio, também foi realizado um Plano de Comunicação, com o intuito de criar uma identidade visual e de linguagem para os operadores dos produtos dos segmentos no Brasil. “O Plano de Comunicação irá dar instruções para que empresários e representantes do governo tenham referências de como devem se comunicar com esse público específico”, Timo. O Plano foi apresentado no 5º Salão do Turismo, neste ano, e é destinado aos associados da Abeta.
A próxima etapa do trabalho será um portal na internet que reunirá conteúdo sobre os destinos de turismo de aventura e ecoturismo, com indicações para área de comercialização e informações sobre onde comprar.

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