quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CURSO DE VERÃO - PERMACULTURA

Aproveite suas férias de janeiro em 2010, viva, plante, aprenda, cresça, e venha para o Curso de Planejamento e Consultoria em Permacultura (PDC), com Skype.
Data: 16 a 26 de janeiro de 2010
Local: Instituto Ambiental Quinta do Sol - Taboco/Corguinho-MS

A Permacultura

O fundamento da Permacultura reside no trabalho cooperativo com a natureza, na observação atenta da própria natureza e transferência dessa sabedoria para o cotidiano. No simples
princípio de não retirar da Terra mais do que devolvemos a ela, o projeto permacultural envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.

O curso
Aulas participativas, teóricas e práticas: Princípios da Permacultura; Eco-construções; Jardins comestíveis e medicinais; Compostagem, Manejo da Água; Sistemas Agroflorestais; Saneamento Ecológico e Planejamento Permacultural (Design). Durante o curso também teremos atividades lúdicas, uma feira de trocas e Vivências de Reconexão com a Natureza.
Ministrantes
Equipe do IPCP-MA (Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal e Mata Atlântica) , liderada por Skye: Natural de Melbourne, Austrália. Ministrou Cursos de Permacultura na Austrália, México, Japão, Kênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Co-autor do livro "Manual for Teaching Permaculture Creatively" (Manual para Ensinar Permacultura Criativamente). Reside no Brasil desde 1999, onde trabalha ministrando cursos de Permacultura e desenvolvendo projetos junto a comunidades tradicionais em diversas partes do país.

As instalações
O Instituto Ambiental Quinta do Sol tem uma estrutura preparada para receber grupos para cursos e atividades de campo. Tem uma área coberta para camping, banheiros, cozinha e refeitório e local para as aulas (http://institutoquintadosol.vila.bol.com.br).

O que levar
Equipamento para camping (barraca, colchonetes, cobertores ou saco de dormir, lençol, travesseiro, etc.);
Equipamentos de proteção individual (calçados confortáveis e fechados, chapéu, protetor solar, repelente, se for o caso);
Roupas confortáveis e resistentes que se possam sujar, ralar, molhar, etc.;
Roupas de banho (para banho de rio), toalhas, objetos e produtos de higiene pessoal;
Instrumentos musicais;
Objetos novos, usados ou de produção própria para a experiência da feira de trocas;
Alegria e disposição em compartilhar experiências!

Investimento
R$750,00 (inclui aulas práticas e teóricas, alimentação natural e camping nos 11 dias, certificado e CD com o conteúdo do curso) - Certificado emitido pelo IPCP-MA

Contato e Inscrições
(67) 81117367, adriana.galbiati@gmail.com
(67) 92471814, fernandapermacultura@gmail.com

Realização
Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal e Mata Atlântica (IPCP-MA)
Instituto Ambiental Quinta do Sol

Apoio: Equipe Blog UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário