segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Geoparque Bodoquena - Pantanal


Com vistas a receber o título de segundo geoparque oficial das Américas, Mato Grosso do Sul formalizou nesta sexta-feira (22) a criação do "Geoparque Bodoquena - Pantanal". O governador André Puccinelli assinou na Governadoria, o decreto que institui ainda o conselho gestor e que representa um importante passo na consolidação desta área preservação.

O geoparque Bodoquena - Pantanal envolve 39.700 quilômetros quadrados da região sudoeste do Estado, onde estão situadas diversas riquezas geológicas, nos territórios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. No total, estão inseridos nesta área 54 geossítios, entre grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes, monumentos, etc.

Com o decreto, o governo do Estado passa a ter um aparato legal para que a região seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e inserida da "Rede Mundial de Geoparques". O documento formaliza diversas atividades já consolidadas, tanto nas escalas de preservação e pesquisa, quanto nas áreas de turismo e desenvolvimento.

Segundo a técnica da Unidade de Conservação do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), entre os cerca de 20 projetos para a instituição de geoparques no País, Mato Grosso do Sul é o que está mais embasado e com condições de receber o selo da UNESCO, o que deve ocorrer em 2010.

Para definir as áreas e os roteiros que comporiam o geoparque, o governo do Estado, por meio das Fundações de Turismo, Cultura e o Imasul, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS) e as prefeituras, realizaram desde 2008, oficinas e seminários. Nesses encontros foram discutidas estratégias de preservação e desenvolvimento com base em ações educativas e roteiros turísticos focados no patrimônio geológico, paleontológico, arqueológico e histórico da região da Serra da Bodoquena e Corumbá. Participaram também dos estudos as universidades federais de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Geoparque Bodoquena - Pantanal possui diversos aspectos característicos de um geoparque nos moldes da Unesco, como a presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres-dente-de-sabre e mastodontes. Além destes, fósseis dos primeiros seres vivos surgidos no planeta - há mais de 560 milhões de anos -, sendo um deles a corumbella, em homenagem a Corumbá, onde o fóssil foi descoberto. O local também abriga diversos sítios arqueológicos e históricos relevantes que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna e também um rico patrimônio cultural traduzido pelo modo de vida pantaneiro, pelas artes gráficas e cerâmicas terena e kadiwéu, entre outros.


Fonte: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Um comentário:

  1. É isso a Clara, coloque vida neste blog... massa!!! abraços e beijos....

    ResponderExcluir