Em nove meses, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), certificará 130 empresas de Turismo de Aventura. "Isso é inédito no mundo, somos líderes, pioneiros e desbravadores", ressaltou o gerente geral de Certificação da ABNT, Antônio Carlos, durante a palestra "Qualificação e certificação em Turismo de Aventura e Ecoturismo", realizada, neste sábado (29), no Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).
A ação faz parte do programa Aventura Segura, criado em 2004, fruto de parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
A Kango Jango, em Socorro (SP), é a primeira empresa certificada pelo Aventura Segura. A coordenadora do sistema de gestão de segurança da empresa, Raquel Lemos, contou que a empresa já se preocupava com a segurança, mas não fazia isso de modo padronizado e sistematizado.
"Nós passamos a enxergar todas as probabilidades de risco de acidentes desde uma simples caminhada. Hoje, todos os condutores falam a mesma língua, têm o mesmo nível de conhecimento para tomar atitude frente a uma emergência", explicou Lemos.
Em seis anos, o Aventura Segura qualificou mais de cinco mil pessoas em 16 destinos de 13 estados brasileiros. O sistema de gestão de segurança está em fase de implementação em cerca de 150 empresas. Isso significa diversão segura e sem contratempos para os aventureiros do país.
O sistema, ao estabelecer critérios de segurança, permite o controle dos riscos da atividade e aumenta a competitividade das empresas. "Nosso objetivo é que no futuro a gestão de segurança não seja um diferencial, mas algo comum e essencial em qualquer empresa", destacou o coordenador técnico da Abeta, Álvaro Barros.
Segundo Barros, a expectativa é que, em dois anos, 80 mil clientes sejam beneficiados com a melhoria dos serviços no segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário