Centrada no debate e em ações de redução das emissões de carbono que contribuem para o aquecimento global e no Desenvolvimento Sustentável, o Núcleo de Educação Ambiental do Ibama/MS elaborou programação em todo o Estado de Mato Grosso do Sul para a Semana do Meio Ambiente.
A ação principal vai distribuir 11 mil mudas de espécies nativas típicas do cerrado e do pantanal sul-mato-grossenses em barreiras educativas que vão ser realizadas no próximo dia 4 em várias rodovias que atravessam o Estado.
Na BR 163, 262 e 463 vão ser feitas barreiras nas saídas das cidades de Coxim, Ponta Porá, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Campo Grande. Os Pedágios Educativos têm como tema informar a população sobre a ilegalidade do Tráfico de Animais Silvestres. Nessas barreiras também vão ser distribuídos materiais informativos como folders, adesivos, etc, sobre o combate à destruição ambiental e os cuidados com o meio ambiente.
Em todas essas cidades também vão ser realizadas programações locais como palestras, mini-cursos, visitas à lixões, visitas a programas de Reflorestamento, além dos pedágios educativos.
Na capital vão ser distribuídas mudas nas três principais saídas da cidade e também no dia 5 - Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Ari Coelho, no centro da cidade.
Além das mudas para plantio, a programação da semana em Campo Grande inclui também Ciclo de Filmes Sociambientais - Circuito Tela Verde. Os filmes vão ser exibidos para o público infanto-juvenil no Cine Cultura que fica no Páteo Avenida na quarta-feira a partir das 7:30 h, e a ação vai até às 16 h. Toda a programação é gratuita. E no local os participantes vão receber também gibis e folders com temática ambiental.
David Lourenço, Superintendente do Ibama informa que toda a programação da Semana foi pensada com base nos principais problemas ambientais do Estado, e de como a população em conjunto com o Ibama pode ajudar a prevenir e a contribuir para se conquistar um meio ambiente equilibrado.
Ele destaca o desmatamento e as queimadas como responsáveis por 75% das emissões de carbono na atmosfera. E são estes os principais objetos das fiscalizações e do combate que o Ibama MS têm realizado no Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário