terça-feira, 7 de julho de 2009

MEIO AMBIENTE



Ecologia

É a versão moderna da antiga disciplina conhecida como História Natural. É ligada à biologia, e estuda a relação existente entre todos os seres vivos e o ambiente em que vivem. Pelo estudo da ecologia é possível saber como o homem modifica o ambiente em que vive e quais as conseqüências de seu comportamento, pois nenhum animal, nenhuma planta, vivem isolados. Cada um se relaciona com os outros, com a terra, o ar e a água, que constituem seu ambiente físico. Os maiores problemas causados pelo homem são a poluição e a destruição do meio ambiente. A contaminação da água e do ar tem atingido níveis muito altos, o desmatamento tem levado à extinção espécies animais e vegetais. Isso causa um desequilíbrio muito grande, afetando o próprio homem.

Ecossistema

Uma comunidade de plantas e animais que vivem juntos é chamada de ecossistema. O oceano é um exemplo de ecossistema. Existem nele várias espécies de peixes, algas, moluscos, organismos microscópicos, enfim uma variedade enorme de seres vivos. O ambiente dessa comunidade possui características próprias de temperatura, oxigênio, luz, entre outras. Em seu estado natural, essa comunidade será estável, todos os seres estarão em mútuo equilíbrio. Como uma espécie alimenta-se de outra, haverá sempre um crescimento populacional estável. O equilíbrio ecológico define esse estado de harmonia. Não havendo influências exteriores, o equilíbrio se manterá por mecanismos autocontroladores. Um deles é a disponibilidade de alimento. Se uma espécie crescer demais, haverá escassez de alimento e parte dos animais morrerá restabelecendo o equilíbrio. O homem atua de forma drástica nesse equilíbrio. Um exemplo é a pesca predatória. A captura de enormes cardumes de forma repetitiva, causa uma diminuição gradativa das espécies, levando ao desequilíbrio.

Biodiversidade

A biodiversidade é definida como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Também pode ser compreendida de maneira ampla como sendo constituída por toda a gama de material genético (aquele que contenha unidades funcionais de hereditariedade) existente em todos os indivíduos e populações de seres vivos do planeta. (Biodiversidade – PPMA – Projeto de Preservação da Mata Atlântica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário