quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lagoa Misteriosa, o caminho do Turismo Sustentável

A Lagoa Misteriosa, atrativo situado próximo ao Rio da Prata, no município de Jardim (MS), é famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida. É considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d`água. Na lista dos maiores desníveis da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE (2009) a Lagoa Misteriosa figura em sétimo, com a profundidade atualmente conhecida de 220 metros.


Após o mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa, realizado em Agosto de 2008, e levando em consideração o consenso da comunidade espeleológica, chegou-se a conclusão de que a cavidade de gênese freática Lagoa Misteriosa começa na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, a cerca de 6 metros de profundidade da superfície da Lagoa.

Essas características, associadas à beleza cênica do local, conferem a Lagoa Misteriosa um grande potencial turístico, tanto para contemplação, quanto para a flutuação e mergulho com cilindro.

No ano de 2005, seguindo o "Termo de Referência para o Plano de Manejo Espeleológico de Cavernas com Atividades Turísticas", elaborado pelo CECAV/ICMBIO (Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), teve início a elaboração do Plano de Manejo da Lagoa Misteriosa, que contou com uma série de coletas de dados secundários e diagnósticos em campo do meio físico e biológico.

Os estudos foram completados em 2009, quando foi dado entrada no processo de Licenciamento Ambiental do empreendimento no IMASUL - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.
No início do mês de maio, o empreendimento recebeu do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL/SEMAC/MS a Licença Prévia - LP n. 74/2010 da Lagoa Misteriosa. Esta licença aprovou a localização do receptivo a ser instalado na Fazenda Lagoa Misteriosa, a mais de 250 metros de distância da Lagoa. Já foi dada entrada na Licença de Instalação para o referido receptivo, o qual será construído após recebimento da mesma.

Após a Licença de Instalação, a última etapa do licenciamento é a Licença de Operação, a qual depende de uma autorização do Centro de Estudos, Proteção e Manejo das Cavidades (CECAV/IBAMA), para a operação das atividades pretendidas na Lagoa Misteriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário