quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Problemas em 3 linhas de transmissão provocaram apagão em 18 estados


Problemas em 3 linhas de transmissão de energia da Hidrelétrica de Itaupu podem ter provocado apagão em 18 estados por mais de cinco horas que afetou dezenas de milhões de pessoas, disse o Secretário de Minas e Energia, Márcio Zimmerman.


"nossas avaliações iniciais mostram que houve uma condição metereologica forte na região de Itaberá (SP), onde passam três circuitos de Itaipu que ligam a região Sul e Sudeste. Com isso, houve uma contigência tripla" , disse o secretário á Reuters.


"o sistema é projetado para aguentar contingência dupla...não existe viabilidade técnica e econômica para proteção acima de contigência dupla, é inviável.


Segundo relatório da ONS foram atingidos os estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espiríto Santo, parcialmente Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


O problema também provocou desligamento nas Usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, no Rio de Janeiro.


Parte do Paraguai tambem sofreu com o apagão que durou por menos tempo.


O Ministro de Minas e Energia já convocou uma reunião para discutir as causas do apagão e tambem nesta amanhã acordou o Sr. Presidente para lhe informar que estão sendo tomadas as providências e para que Lula fique tranquilo pois não perderá o jogo do Corinthians da proóxima rodada do "Brasileirão".


Indícios apontam para falha na transmissão entre Paraná e São paulo que no momento estavam todos aparelhos de TV ligados na novela e isso pode ter causado excesso de energia que provocou o apagão.


Segundo sites de informações jornalísticas não houve grandes tumultos nas metropóles onde o medo maior era uma onda de assalto e arrastão. Já nas pequenas cidades do interior não passou mais do que uma diversão no "escurinho do cinema" .Por causa do calor as pessoas saíram as ruas com suas velas e lanternas além de curtirem um céu cheio de estrelas.

Agora, contando os datas, vamos esperar nove meses.


Alisson Marques

2 comentários:

  1. Itaipu... cabeção... rsrs
    foi loco esta noite... as sombras...

    ResponderExcluir
  2. heuhauehaueh
    vai procurar saber da notícia seu anônimo

    Itaberá é a região em São Paulo onde pode ter causado o problema junto com o Paraná ;)


    alisson

    ResponderExcluir