sábado, 7 de novembro de 2009

Tudo por buraco abaixo...

Recentes discussões tem animado este blog. Pessoas contra e a favor das atitudes do município, ou seus atos na divulgação e administração. Pois bem, para apaziguar os ânimos, abro agora uma discussão...desculpe, discussão não, porque isso seria se houvessem posições contrarias, e o assunto a princípio parece ser de consenso geral.

Nossos buracos, aliás, os buracos da cidade...Que surgem em todos os locais, ruas, calçadas, avenidas, estradas e acessos. Uma vergonha municipal, ruas recentemente asfaltadas já começam a soltar literalmente pedaços de aslfalto, esse mais parece uma "NATA" do que uma camada asfáltica. Tudo bem, tenho certeza que a Prefeitura municipal seguiu o caderno de encargos, quando este orienta a qualidade e a espessura que o asfalto teria que ter...Bom, fora este tipo de problema que se repete por todo o Brasil, temos outro problema que não aparece no "Prêmio de Melhor Destino Turístico", o nosso quase instituído prêmio de "Pior Acesso Turístico do Brasil.

Desculpem-me os órgãos de turismo do município, como Atratur, Comtur e outros, mas que nossas estradas de acesso aos atrativos do município estão uma vergonha, isso estão. Caso alquém duvide, convido a dar um passeio comigo (forneço carro e combustível) por qualquer das estradas principais, como a do Jalade que leva ao Bal. do Sol, Bote e Ilha do Padre, ou então Bodoquena, que leva a Mimosa, Rio do Peixe e Ceita Core. Bom, falar da estrada pro Rio Sucuri é covardia...Até o atrativo mais visitado do município não escapa, a Gruta do Lago Azul, apenas a 20 km do centro da cidade, não há veículo que consiga chegar menos de 45 minutos (salvo caminhonetes, 4x4, e "loucos" que tem dinheiro suficiente para reformar seus belos carros, ou veículos oficiais, esse nós mesmos pagamos as revisões)

Acidentes e quebras são bem comuns, transportadoras do município também sofrem com altos custos de manutenção devido às más condições de acesso.

Este tipo de estrada prejudica muito a imagem do município, turistas que tem seus veículos seriamente danificados, acidentes, danos em para-brisas, suspensões e pneus, trazem muito mais que prejuízo financeiro, atrapalham a realização de um sonho.

E como a propaganda já diz: "Um sonho não tem preço". Quem saíria satisfeito de um passeio tendo de parar para trocar um pneu arrebentado, ou cruzar com outro veículo e ver seu pára-brisa arrebentado por uma pedra arremessada.

Convido a todos os interessados nessa matéria que enviem um e-mail ao Exmo Sr. Prefeito de Bonito, José Artur Soares de Figueiredo, com cópia a secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Obras, isso se conseguirem esses e-mails, porque até o site da Prefeitura está "EM CONSTRUÇÃO", traduzindo, não perturbe, mas tem um fale conosco no fim da página que você pode usar, e também a Câmara Municipal de Vereadores, que também tem um Fale Conosco. Questionando a falta de manutenção das estradas municipais, pois está chegando mais uma temporada e com ela o período chuvoso. Se já esta desse jeito agora imagina quando as chuvas de janeiro chegar...Essas estradas só trazem benefícios a oficinas, borracharias e atuo-peças, pois são as únicas a lucrar com esses acidentes.


http://www.portalpublicobonitoms.com.br/index.php?p=contato

http://www.camarabonito.com.br/contato.php


Nuno Filipe
Acadêmico de Tursimo e Meio Ambiente UFMS

2 comentários:

  1. eu n posso falar das estradas para os atrativos pq eu ainda n conheço nenhuma, mas existe alquem q tome conta dessas estradas ou fica por conta dos proprietários dos atrativos. da gruta do lago azul é a prefeitura neh? mas e pra arrumar esse cascalho?

    fim do mês to indo fazer trabalho na gruta. vamo ve.

    Alisson

    ResponderExcluir
  2. É Alisson... O Trem é complicado... O Municipio tem recursos próprios e repasses do Estado para concervação de estradas, municipais e estaduais, ou seja, recursos suficientes para as manutenções... Só quero VER FAZER!!!

    ResponderExcluir