segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aquário do Pantanal terá tanque que será de contato com a natureza!

O governo do Estado anunciou, no início de maio, a construção, em Campo Grande, de um aquário que pode ser o maior de água doce do mundo. As obras começam no segundo semestre deste ano.

Com 4,3 milhões de litros de água, 260 espécies e 7.000 animais, o Aquário do Pantanal custará R$ 80 milhões ao governo estadual. O local deve entrar em operação em 2012 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Compõem o Aquário 20 tanques.
O tanque 14, com 6,5m3, será um tanque de contato, raso, com a forma sinuosa de um rio, com espaço para monitoria e atendimento. Neste tanque, estudantes poderão ter contato com as espécies de peixes e observar o comportamento deles e realizar estudos e pesquisas de forma interativa.
O oceanógrafo responsável pelo projeto, Hugo Gallo Neto, explicou que o Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric) será o primeiro "Word Class Aquarium" do Brasil, ou seja, o primeiro aquário do País que obedece a padrões internacionais.
Segundo Hugo Gallo, que também foi criador do aquário de Ubatuba (SP), o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Entre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, com área de 138.183 km² e 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul. Com o título de patrimonio nacional e mundial, o Pantanal possui 1.863 espécies de plantas fanerógamas, 250 espécies de plantas aquáticas, 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário