sábado, 6 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: FAÇA A DIFERENÇA


Todos os dias temos atitudes que prejudicam o meio ambiente. A maioria, praticamos inconscientes, mas já é hora de voltar nossa atenção para este problema. Pense no que você faz para preservar o planeta em que vivemos. Que tipo de produto você usa? Qual a quantidade de lixo que você produz? Esse é o primeiro passo para fazer a diferença.
O planeta Terra tem inúmeros recursos que devem ser aproveitados de forma consciente. A sociedade está cada vez mais consumista e esquece de hábitos básicos que fazem uma grande diferença como: fechar a torneira quando a água não estiver sendo usada, escolher produtos que agridem menos o meio ambiente, reaproveitar as embalagens, separar o lixo, reciclar, reduzir o consumo de energia, etc.
O aquecimento global é outra preocupação constante nos dias de hoje. Também podemos minimizar seus efeitos escolhendo fontes de energia limpas e naturais, como a solar e a eólica, que além de diminuir a conta de luz, estas fontes fazem bem ao meio ambiente. Faça escolhas certas e ajude a diminuir a quantidade de gás carbônico liberada na atmosfera!
Sua alimentação também exerce papel importante nesta campanha. Prefira alimentos orgânicos, evite armazená-los em sacos plásticos. Quando utilizar sacolas, certifique-se de que não contém PVC, pois produtos à base deste material poluem durante todo o seu ciclo de vida. Tente diminuir o consumo de produtos industrializados e de carne, as pastagens são um dos principais responsáveis por desmatamento. Usar mais o transporte público, andar a pé ou de bicicleta. São escolhas que ajudam a diminuir a liberação de gás carbônico na atmosfera.
As indústrias são as principais responsáveis pela produção de materiais tóxicos. No entanto, nós também contribuímos para este problema. Faça a diferença e compre produtos menos poluentes. Leia os rótulos e faça a melhor escolha. Vinagre e sabão em pedra substituem produtos químicos e detergentes. Se for pintar a casa prefira tintas à base de água e com solvente; não use as tóxicas.
Plante flores e árvores dos mais diversos tipos. Aproveite a diversidade da flora e deixe sua casa, seu trabalho, sua comunidade mais bonita! Prefira plantas rasteiras e verduras ao invés de grama.
Seja voluntário, participe de uma Ong, apóie um projeto!
Ensine às gerações futuras como fazer a diferença. Elas vão lidar com grandes problemas ambientais, como o aquecimento global, a perda da biodiversidade, o acúmulo de lixo (incluindo resíduos tóxicos e nucleares) e os grandes impactos causados por organismos transgênicos.
Vamos mostrar às gerações futuras a responsabilidade que elas têm nessa luta.
O futuro da vida em nosso planeta está em jogo e nós podemos ajudar.
Tome atitudes conscientes, agindo corretamente.
Faça a sua parte para cuidar do planeta! Ele é a nossa “casa”.
Faça a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário