segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Golpe usa falsa notícia sobre nova gripe para infectar computadores

E-mails circulam com links que podem levar usuário a baixar vírus. Anvisa também alerta para falso e-mail sobre campanha.

E-mails falsos sobre a nova gripe (vírus H1N1) circulam pela internet, trazendo links que podem contaminar o computador do usuário com softwares maliciosos.

Um dos golpes utiliza o nome do G1 para veicular uma falsa notícia sobre a nova gripe, incentivando o usuário a clicar em links para fotos. Em vez das imagens prometidas, porém, o endereço guarda, na verdade, códigos maliciosos que podem infectar o computador e abrir portas para piratas virtuais roubarem dados.

Golpe por e-mail traz notícia falsa e link para sites maliciosos. (Foto: Reprodução)

Como é comum em mensagens fraudulentas na internet, o texto é confuso e apresenta erros gramaticais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também alerta para um e-mail falso, circulando em nome do órgão, intitulado “Campanha para prevenção contra Gripe A H1N1 (Suína).”

A agência esclarece que não envia e-mails sobre o assunto e que o conteúdo da mensagem pode provocar danos aos computadores dos usuários.
Segundo a Anvisa, o trabalho de informação relativa à nova gripe é feito em portos, aeroportos e fronteiras e no site da agência.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário