sábado, 15 de agosto de 2009

SAÚDE

ORIENTAÇÕES SOBRE A GRIPE A (H1N1)
Uma das maneiras de prevenção à gripe Influenza A (H1N1) é a informação correta. Confira as características da doença, o fluxo de atendimento e as medidas preventivas.

Tendo em vista a propagação da gripe Influenza A (H1N1) em Campo Grande segue uma série de matérias orientadas pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente provoca surtos de gripe entre os suínos. Em 24 de abril, a partir das análises das amostras colhidas de casos de síndrome gripal notificados pelos Governos do México e dos Estados Unidos da América foi identificado um novo subtipo do vírus de influenza A (H1N1), classificada como (A/CALIFORNIA/04/2009), que não havia sido detectada previamente em humanos ou suínos.

Este novo subtipo do vírus da influenza A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas. No Brasil hoje, o enfrentamento da doença prioriza a monitoração dos casos com potencial de complicação, principalmente apresentando insuficiência respiratória grave.

De acordo com informações dos infectologistas Anamaria Mello Miranda Paniago, Maurício Antônio Pompílio e Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, membros da Comissão de Acompanhamento da Gripe na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), os sinais de alerta para a gripe A H1N1 são falta de ar, aumento da freqüência respiratória, cansaço, dor abdominal e vômito.

Os infectologistas explicam que a orientação de isolamento por 7 dias para adultos e de 14 dias para crianças que apresentem sintomas vale para qualquer tipo de gripe. As pessoas com sintomas de gripe devem procurar as unidades básicas de saúde. Em Campo Grande a população pode procurar atendimento médico nos postos de saúde. A capital conta com 9 postos de saúde que funcionam 24 horas, explica a médica Ana Lúcia.

Para o interior a recomendação é a mesma. As pessoas devem procurar primeiramente as unidades básicas de saúde (postos de saúde). As unidades de referência, caso do Hospital Universitário da UFMS, visam atender apenas as internações.


www.ufms.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário