segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TECNOLOGIA > Bonito Digital


Lançado no último dia 7, às 15 horas, em frente a Câmera Municipal de Bonito, o projeto "Bonito Digital".
A Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO/MI), junto com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), estão criando a Rede Estadual de Inclusão Digital (REID/MS), com o objetivo de incrementar a Inclusão Digital no Estado, com projetos pilotos que posteriormente serão levados às demais Unidades Federativas do Centro Oeste. A meta é tornar Mato Grosso do Sul, em 2010, referência nacional na Inclusão Digital. O município de Bonito foi escolhido para receber o primeiro projeto Cidade Digital. O Ministério da Integração está apoiando financeiramente a implantação do projeto, através do termo de convênio assinado em 2008, entre a União – representada pelo Ministério da Integração e o município de Bonito, para a Implantação de Projeto Piloto de Inclusão Digital – Bonito Digital, em Bonito .

O uso Digital irá proporcionar um modelo de estrutura própria de comunicação de dados, de modo que a Prefeitura Municipal se torne a provedora de serviços de comunicação de dados e telefonia para a estrutura de governo do município, com área de cobertura por toda a zona urbana e algumas áreas da zona rural. E ainda, de acordo com o projeto, a rede deverá ser implantada permitindo que todos os prédios pertencentes à Prefeitura de Bonito como escolas, postos de saúde e pontos de atendimento, estejam interconectados através da tecnologia wireless (sem fio), buscando um único ponto central de administração e monitoramento.

Tecnologia

Conforme consta no projeto, a tecnologia sem fio pode auxiliar o município na aceleração de Projetos de Inclusão Digital, principalmente em regiões carentes de infra-estrutura. Uma das aplicações de maior alcance social será a exploração dessa tecnologia nas atividades educacionais, ampliando sobremaneira a democratização do acesso ao ensino.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, a Prefeitura de Bonito dará um passo importante na democratização da informação, principalmente caminhando na direção de disponibilizar acesso à Internet para a população mais carente, como é o caso das aldeias indígenas e distritos próximos a cidade de Bonito.

Seis pontos de acesso a internet gratuita: na Praça da Liberdade, prefeitura, Balneário Municipal, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e nas escolas municipais Isaura Pinto Guimarães e João Alves da Nóbrega.

Cidades Digitais

O diretor de Promoção de Investimento (DPI) da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, engenheiro Frederico Valente, informa que 18 prefeituras do Estado de Mato Grosso do Sul já estão com seus projetos de Inclusão Digital prontos. E, 20 prefeituras estão em fase de implantação do projeto. “A idéia é de que Bonito venha ser modelo do projeto de Inclusão Digital para os demais municípios do Estado”, disse Valente. Segundo ele, a cidade de Bonito está muito bem organizada, em relação ao turismo. “Tudo vai ser mostrado 24 horas pela Internet. O acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet em banda larga, é uma questão importante para o desenvolvimento do Estado”.

Fonte: Notícias MS/IM



Nenhum comentário:

Postar um comentário