segunda-feira, 31 de agosto de 2009

UDU-de-coroa-azul: ave símbolo de Bonito


Depois da defesa bem humorada e argumentada da blogueira e observadora de aves Tietta Pivatto de que o udu-de-coroa-azul deve ser a ave-símbolo do município de Bonito (confira no link), foi criado o projeto de lei que dispõe da instituição do Dia Municipal das Aves e declara o lindo passarinho como representante.O projeto de lei, de autoria do vereador Reginaldo dos Reis Nunes Rocha, tem por objetivo atrair o interesse do público internacional e do crescente mercado brasileiro para o turismo de observação de aves (birdwatching), já que a boa infra-estrutura de Bonito permite a implantação de roteiros para esta atividade, aumentando a oferta turística da região de forma sustentável.A indicação do dia 03 de outubro, proposto por Tietta para ser comemorado o Dia Municipal das Aves, é por estar próximo ao aniversário da cidade (02/10), do dia de São Francisco, protetor dos animais (04/10), e do Dia Nacional das Aves (05/10). Essas datas em sequência poderão ser celebradas com atividades escolares e ambientais, de forma a atrair a atenção de visitantes interessados em observar aves na região."Sugerimos o Udu-de-coroa-azul como ave símbolo de Bonito não só por sua beleza e peculiaridade, mas também por ser uma ave de grande apelo junto aos observadores de aves. Embora não seja uma espécie rara, sua observação em outras localidades não é tão fácil como em nosso Município, onde é comum nas matas ciliares de todos os sítios turísticos, sendo sempre mostrada aos turistas pelos guias de turismo durante suas atividades", explicou o vereador Reginaldo.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Rudi Laps

Um comentário:

  1. Olá

    Legal terem reproduzido aqui a informação! Ter uma ave símbolo é uma porta aberta não apenas para o turismo de observação de aves, mas também à educação ambiental, visto que podemos atrair a atenção dos moradores para as aves que habitam seus quintais, sitios, fazendas, o Balneário e tantos outros locais que frequentam. Quem sabe com isso, mobilizá-los em ações de conservação das aves.

    Uma última informação: em breve a Câmara Municipal de Bonito estará usando em suas correspondências um selo especial com a estampa do udu. Mais uma forma de divulgar nossa ave-símbolo!

    Tietta Pivatto

    ResponderExcluir