sábado, 6 de fevereiro de 2010


Abrasel participa de Campanha contra venda de cigarro a menores
Para estimular que, cada vez mais, seus associados adotem práticas de sustentabilidade, as sete mais expressivas entidades dos setores de hospitalidade, gastronomia, panificação, turismo e combustíveis lançaram em dezembro a Campanha Nacional contra a venda de cigarros para menores de 18 anos.


A iniciativa vai chegar a 250 mil pontos de venda do varejo e tem o apoio da Souza Cruz, líder no mercado brasileiro de cigarros, com 60% de participação.

A ação reúne além da Abrasel, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a Indústria de Panificação e Confeitarias (Abip), de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), a Confederação Nacional de Turismo (CNTur), a Federação Nacional de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom).

A campanha irá atingir dois públicos principais: o primeiro é o varejista, para que não venda cigarro para menores. E o segundo, o consumidor, para que nunca delegue a uma criança ou um adolescente a tarefa de comprar seu cigarro. “Vamos mobilizar nossos parceiros e associados para que assumam uma postura responsável em relação aos seus negócios e se tornem multiplicadores deste tema. Nossos associados são empresas sérias e comprometidas com a ética e estamos certos que se empenharão para o sucesso desse trabalho”, afirma o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior.

A campanha inclui adesivos, móbiles, displays de mesa, testeiras de caixa e buttons. E o objetivo é levar em três meses (de dezembro de 2009 a março de 2010) toda esta comunicação visual a 250 mil pontos de venda do varejo em todo o país. A ação será reforçada em 70 mil varejos, como lanchonetes, bares, minimercados e padarias, pontos que reúnem uma grande concentração de adolescentes e jovens.

Os varejistas, que são o ponto de contato com o consumidor, foram priorizados no desenvolvimento da campanha. Eles irão receber informações completas sobre a importância de não vender cigarros a menores de 18 anos e também como proceder na tentativa de compra por uma criança e adolescente. Dicas simples, como a de solicitar o documento de identidade, em caso de dúvida sobre a idade do comprador, serão passadas durante a implementação da campanha. E se o cliente, por ventura, insistir em burlar a lei, o varejista contará com uma ajuda preciosa: o “adesivo-cola”, espécie de passo-a-passo com orientações bem didáticas, práticas, para reforçar a argumentação.

O princípio da campanha se resume em um conceito: sustentabilidade. “Muito mais do que o uso consciente dos recursos disponíveis no planeta, a atitude sustentável é uma demanda de mercado”, lembra Paulo Solmucci.

Fonte: ABRASEL NACIONAL

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