quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Turismo notícias

Turismo Rural está em fase de expansão

Fugindo da mesmice do turismo sol e praia, praticado em épocas de férias e recesso escolar, vários outros segmentos turísticos se destacam nas áreas do lazer e entretenimento direcionados a pessoas que buscam algo novo, locais para descansar, passear e não cair na rotina. Um desses segmentos coloca em evidência o Turismo Rural.

O Turismo Rural é relativamente novo, e está em fase de expansão no Brasil. Pode ser explicado, principalmente, por duas razões: a necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valores aos seus produtos; e a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.

De acordo com a professora doutora do departamento de Geografia da USP, Adyr Balastreri Rodrigues, tentar conceituar e classificar turismo em espaço rural no Brasil é bastante complexo por sua grande extensão territorial e pelo modo como historicamente ocorreu o processo de apropriação das terras nos mais diferentes ciclos econômicos.

Porém, os serviços que estão disponíveis para o desenvolvimento do turismo nas zonas rurais são os mais diversos, como ressalta Andréia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR): o agroturismo e a agroindústria artesanal, modalidade de visitação a uma propriedade rural; área rural de lazer, que explora uma atividade agropecuária ou relacionada ao meio rural; armazém rural, que é um estabelecimento onde se ofertam degustação de bebidas, comidas típicas e produtos regionais; camping, um empreendimento que loca espaços para instalações de barracas e normalmente dispõe de área de lazer, restaurante ou lanchonete; cavalgadas, passeio a cavalo em grupos; fazendas históricas, referências da arquitetura nacional brasileira; hotel rural de lazer, empreendimento em área rural que oferta hospedagem, serviços e equipamentos de lazer; hotel fazenda, hospedagem adaptada em antigas estruturas originais de sede das fazendas; pesque-pague, pesca recreativa e/ou criação de peixes em tanques, viveiros, açudes, entre outros; pousadas rurais, estabelecimentos rurais aconchegantes com áreas menores; restaurante rural, com gastronomia típica rural; turismo rural pedagógico, atividade de cunho educativo que auxilia no processo de ensino voltado para vivência de valores e conhecimentos do universo rural. O turismo rural, então, é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, agregando valores a produtos e serviços, também resgata e promove o patrimônio cultural e natural da comunidade.

Andréia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), destaca os estados que apresentam um maior número de turistas voltados ao turismo rural: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco. Só em São Paulo, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 54%, e no Brasil, em média, 30% ao ano. Houve uma movimentação de 2,4 milhões de turistas ao ano e a geração de mais de 1.500 postos de trabalho, em mais de 500 empreendimentos do Brasil. Outro dado interessante é que o serviço de cavalgadas representa 4,9% da prática de atividades rurais, com 100 mil praticantes. O turismo rural está nascendo com força econômica em todas as classes sociais do país. Comumente, a classe A visita fazendas históricas; a classe B hospeda-se em pousadas da Serra da Mantiqueira e a classe C frequenta o pesque-pague situado num raio de aproximadamente 300 km das principais cidades do país.

E por que não praticar o turismo em espaço rural, apaixonar-se pelas paisagens campestres, experimentando sensações, que, somente junto à natureza, passaremos a ter essa vivência?! Boa Viagem!


Por: Thamyris Calderan, aluna do quinto período do curso de Turismo, da Uniso.
Fonte: PortalBonito



Nenhum comentário:

Postar um comentário