segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semana Nacional do Turismo em Brasília-DF

O turismo estará em destaque nesta semana, em Brasília. A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara Federal organizou uma extensa programação para assinalar as comemorações pelo Dia Mundial do Turismo com a realização da 3ª Semana Nacional do Turismo. As atividades serão realizadas até dia 25. O encontro terá como tema central a diversidade, ideia proposta pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

A primeira programação será no dia 22, às 18h, com coquetel de inauguração da Exposição “Turismo celebrando a diversidade”, no Hall da Taquigrafia do anexo dois da Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, às 14h30min, o plenário 5 do anexo II, que todas as semanas serve de cenário para as reuniões da CTD, será palco para inauguração da galeria dos deputados que já presidiram a Comissão. Para esta solenidade, estão sendo aguardadas as presenças do presidente da casa, Michel Temer, dos ministros do Turismo, Luiz Barretto, e do Esporte, Orlando Silva, e dos líderes dos partidos.

Projetos em votação

Na última semana, o presidente da CTD, deputado Afonso Hamm, solicitou aos parlamentares que se mobilizassem junto aos líderes partidários com o propósito de solicitar aprovação de projetos prioritários no turismo.

O deputado Hamm esteve reunido na última semana com o líder do Partido Progressista, deputado Mário Negromonte. Na oportunidade, o presidente da CTD, que está no cargo por indicação do partido progressista, convidou Negromonte para os eventos e também solicitou apoio para que os projetos sejam colocados em pauta com urgência.

A solicitação é para o PL 5120/01, que regulamenta as atividades das agências de turismo, e o PL 3059/08, que autoriza a emissão de vistos de turista para estrangeiros pela internet. “É importante que esses projetos que tratam de assuntos importantes para o desenvolvimento do turismo, sejam colocados em pauta nesta semana de comemorações”, enfatiza Hamm ao salientar sobre a necessidade de convencer os líderes a dar urgência.

Outras atividades

A sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Turismo está programada para o dia 24, no plenário do Senado Federal, seguida da reunião do Conselho Nacional do Turismo, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. No dia 25, será realizada a 53ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, na sala de reunião da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviço e Turismo (CNC).

As atividades estão sendo organizadas pela CTD, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Frente Parlamentar do Turismo, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC/SESC/SENAC) e com apoio do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário