sábado, 19 de setembro de 2009

XXVII Encontro Anual de Etologia em Bonito / MS

Histórico de Realização do Evento
A Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), instituição proponente do evento, foi fundada em 1994. Anualmente, realiza um grande fórum de amplitude nacional com sessões técnicas, conferências, minicursos e mesas-redondas sobre estudos, pesquisas, educação e políticas de ciência em Etologia, com seus desdobramentos em conservação da biodiversidade e técnicas etológicas aplicadas, tais como bem-estar animal e interface com o ensino. Os encontros reúnem em geral público entre 800 e 1200 pessoas. Os últimos eventos, da numerosa série de 26 encontro anuais, que antecedem ao que ocorrerá em Bonito foram em Poços de Caldas (2008), São José do Rio Preto (2007) e Brasília (2006).
Graças à articulação e ao apoio formalizado por diversas instituições, inclusive o governo do estado, por meio de ofício do Governador encaminhado à Diretoria da SBEt, pela primeira vez o referido evento acontecerá em Bonito, Mato Grosso do Sul. A organização geral do encontro está sob responsabilidade da Universidade Anhanguera/UNIDERP e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O Encontro conta, ainda, com os apoios formais da USP (Instituto de Estudos Avançados), cujo Diretor, César Ades, é vice-presidente da SBEt, e da PUCRS (Museu de Ciência e Tecnologia), que fornecerá componentes da exposição a REvolução de Darwin.
Dada a importância da data para as Ciências Biológicas (2009 é o bicentenário do nascimento de Charles Darwin), pela primeira vez, o encontro assumirá dimensão internacional, tendo concomitantemente a realização do I Simpósio Latino-Americano de Etologia.
Por toda história e contribuição para ciência da Etologia, os eventos anuais da SBEt são parte da agenda científica brasileira, que o aguarda com a atual edição com perspectiva de amplos e ricos debates. Acreditamos que eventos seriados, como o Encontro Anual de Etologia que chega a sua 27a edição, especialmente em um país como o Brasil com dificuldades conjunturais em C&T, só conseguem se manter e chegar à maturidade por terem credibilidade, qualidade técnico científica e demanda do meio acadêmico.

Objetivos Gerais e Específicos
O XXVII EAE tem como objetivo geral reunir participantes oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, acadêmicos, pesquisadores, estudantes das áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Psicologia interessados no tema Comportamento Animal e Evolução, para um amplo debate que estimule fortemente a reflexão e amplitude do conceito fundador da Biologia Moderna. Pelo fato de o evento ser em Bonito, há potencial de atração de empresários e profissionais da área de turismo, além de jornalistas, com interesse nos conceitos aplicados da Etologia.

O XXVII EAE tem como objetivos específicos:
Debater e disseminar conceitos atuais de Etologia;
Difundir a ampliar o debate sobre a Teoria da Evolução;
Congregar a comunidade científica do Estado de Mato Grosso do Sul, do Brasil e da América do Sul em torno dos temas Evolução e Etologia.
Apresentar a Exposição “A REvolução de Darwin”, que será aberta para a população do Estado;
Difundir para além dos limites do evento a Teoria da Evolução, auxiliando nas políticas científicas e educacionais sobre o tema.
Informações, programação e inscrição: http://www.xxviieae.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário