terça-feira, 15 de setembro de 2009

Turismólogos!


TURISMO

O brasileiro nunca viajou tanto como nos últimos anos. A estabilidade econômica aumentou a oferta de emprego em praticamente todos os setores do país e elevou o salário médio dos trabalhadores. Com isso, a população conseguiu economizar para fazer a tão sonhada viagem de férias ou simplesmente aproveitar um fim de semana prolongado longe de casa. Resultado: o setor de turismo "bombou". Em 2007, o faturamento das 92 maiores empresas desse mercado cresceu 14,7%, gerando uma receita de R$ 34,1 bilhões. E a demanda não partiu apenas do mercado interno. Cresceu, também, a quantidade de viajantes estrangeiros que elegem o Brasil como destino de suas viagens. Em 2007, o país recebeu 5,5 milhões de visitantes do exterior - número que deve subir para 7,9 milhões em 2010. "O Brasil entrou, definitivamente, no eixo turístico do mundo e isso é ótimo para o profissional, pois o aquecimento do setor amplia as oportunidades de trabalho", afirma Victor Toledo Pontes, gerente da Pousada Ayshawa, em Xapuri, no Acre. Para ele, a expansão do mercado de turismo é muito bem-vinda, mas, para ser sustentada, é preciso que o setor invista na qualidade dos serviços. "É essencial dar um atendimento de primeira aos turistas, que são cada vez mais exigentes", diz Pontes. E, nesse sentido, a atuação do turismólogo é fundamental. "Ele precisa fazer de tudo para deixar uma boa impressão e satisfazer o visitante. Além de ter muita disposição para o trabalho, é preciso ser comunicativo e bem-humorado", ressalta. O bacharel em Turismo é responsável, entre outras coisas, pelo planejamento, organização, promoção e divulgação de viagens, eventos, exposições e atividades de lazer e negócios. Ele trabalha em agências, operadoras e sites turísticos e comanda a venda de passagens, a reserva de hotéis e a programação de passeios e excursões. Pode atuar, ainda, em hotéis, resorts, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos. Em órgãos públicos, como secretarias municipais e estaduais de Turismo, coordena a exploração turística de determinadas regiões.

O mercado de trabalho

O mercado para o bacharel encontra-se aquecido diante do bom desempenho do setor. De 2003 a 2007, o crescimento médio do turismo no país foi de 15% ao ano. As opções de colocação se diversificaram: além de trabalhar na tradicional área de hotelaria, em que ocupa cargos de gerência e coordenação, os profissionais têm sido contratados por operadoras para elaborar propostas de produtos turísticos, pensando o roteiro, os custos e a viabilidade dos projetos. Institutos de pesquisa, que estudam políticas públicas para incentivar o turismo no país, também absorvem o bacharel. Embora a cidade de São Paulo seja um grande mercado, pois é a sede de muitas redes hoteleiras e o local onde acontecem os principais eventos e feiras, ela também já apresenta sinais de saturação para o bacharel: "Aqui a concorrência é bem acirrada, mas há muito que se fazer em outras regiões, como o Norte, o Nordeste e o próprio interior de São Paulo, onde há boas oportunidades de trabalho", diz a professora Debora Cordeiro Braga, coordenadora do curso de Turismo da Universidade de São Paulo (USP). A fluência em dois ou mais idiomas é fundamental para disputar as melhores vagas do mercado.

O curso

O currículo inclui várias disciplinas da área de Ciências Humanas, como história, geografia e português, além das matérias específi cas, como planejamento turístico. As atividades práticas ganham atenção especial nessa graduação. Nelas, o aluno aprende a organizar passeios e eventos e a implantar e administrar empresas do setor hoteleiro e turístico. O estágio é obrigatório a partir do terceiro ano. O currículo de cada escola pode variar, com relação à ênfase. Alguns se voltam mais para administração; outros, para aspectos específicos dos setores de hotelaria e turismo. Várias escolas oferecem habilitação para uma área específica, como ecoturismo. A carreira de Agências e Eventos possibilita, ao fim do quarto ano, que o aluno faça o curso de guia e seja credenciado pela Embratur com o título de técnico em guia de turismo. Em Turismo Bilíngüe, o estudante recebe a formação em língua inglesa de maneira integrada ao contexto do turismo.
A duração do curso é, em média, de quatro anos. Outro nome: Lazer e Tur.

O que você pode fazer

Agência de viagens Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vagas em hotéis, restaurantes e espetáculos.
Ecoturismo
Organizar roteiros ecológicos e guiar turistas.
Hotelaria
Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.
Marketing
Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantêlos fiéis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos
Planejamento
Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento num município, num estado ou numa região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.
Turismo de negócios
Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Um comentário:

  1. li e gostei...pelo menos desempregado agente não fica né...
    o problema é o salario...baixinho baixinho

    ResponderExcluir