terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Blog Verão! trilha em Floripa!

Em mais uma aventura de verão no Blog, o nosso enviado do curso de Turismo e Meio Ambiente, do campus Bonito/MS, vai trazer informações do Ecoturismo de Santa Catarina, para mostrar o quanto é importante agregar conservação do meio ambiente e administração do ecoturismo. Assim, na minhas férias, vou para mato da ilha, Floripa, verificar como é feito a conservação das trilhas e praias. E o que se encontra é que na grande maioria das trilhas, não se tem uma obrigação de acompanhamento de guias e a falta de sinalização das trilhas e distância. E o que se encontra é lixo no caminho. Mas o lixo, na grande maioria, é aquele que vem do mar, onde nos dias de ressaca da maré chega o lixo nas praias. E este lixo é acompanhado de sapatos, sacos plásticos, garrafas pet e até boneca, isso mesmo, "boneca". Aí fica a pergunta: essa é a praia que esperamos para nossas crianças?

Um pouco da trilha, começa no canto esquerdo praia da Joaquina, seguindo rumo a praia mole. São aproximadamente 4 horas de caminhada, por meio de costões, restingas, duas prainhas desertas e a mais bela mata atlântica. Uma trilha com dificuldade apurada para os menos experientes, mas que vale pela beleza do visual.
Na trilha, é possivel observar aves migratórias e nativas, ilhas, restos de conchas e aquela brisa deliciosa, para adormecer o calor de verão.
Então fica aí mais uma dica de trilha em Floripa. Lembrando que, este passeio em Floripa não tem custos algum, pois aqui ainda não existe uma organização que atue e faz a preservação do Ecoturismo. Isso mostra o quanto o Turismo e a preservação do meio ambiente pode andar de mãos dadas, agregando valores de preservação e de consumo.
Leandro Neto
Turismo e Meio Ambiente
UFMS Bonito

Um comentário:

  1. belas fotos! em breve terei uma camêra para registrar meus passeios tbm...hehe


    by: clara

    ResponderExcluir