segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gruta do Lago Azul - novas melhorias previstas para esse ano

Um dos mais conhecidos atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, a Gruta do Lago Azul, em Bonito, vai passar a oferecer mais segurança aos visitantes a partir de 2011. Após cinco anos fazendo caixa, a Prefeitura da cidade encaminha na próxima semana o pedido de autorização legislativa para a implantação de uma escadaria, obra que terá início em maio.
O projeto vai custar R$ 500 mil e compreende também a reforma dos banheiros do atrativo, que passarão a atender às normas de acessibilidade, conta o secretário de Turismo do município, Augusto Barbosa Mariano. Ele explica que a Prefeitura começou a fazer caixa para a obra em 2005, revertendo os recursos arrecadados com a visitação para a implantação da escadaria.
Mais visitas - A partir da implantação do novo acesso, será solicitado um novo estudo para apontar se a cavidade terá condições de receber mais visitantes ao dia. Hoje a limitação é de 305 pessoas, sendo 15 por grupo. Outra limitação, que será avaliada, é de horário. Por questão de segurança, somente de 7 às 14 horas é permitido o passeio dentro da gruta.
Mariano ressalta que somente se o estudo de impacto ambiental apresentar viabilidade estes limites serão alterados, mas ressalta de antemão que a escadaria vai proporcionar muito mais segurança aos visitantes, além de possibilitar o acesso de pessoas com deficiências e facilitar o passeio para crianças e pessoas com maior compleição física.
Outro benefício é que a escadaria será circular, o turista entrará por uma extremidade da gruta e saíra por outra o que, espera-se, deve reduzir os impactos, uma vez que hoje o mesmo percurso é utilizado para ida e volta dos grupos. Como atualmente é possível entrar até quatro grupos por vez, com 15 visitantes cada, alguns precisam encostar nas pedras e esperar para descer, enquanto outros visitantes sobem.
Outro ponto alto da escadaria é que os visitante poderão chegar à parte direita da cavidade, contemplando a formação estalactites e estalagmites, que no atual trajeto não é contemplada. "Vai aumentar a segurança, proporcionar mais conforto ao turista que visita, ao guia de turismo que atende o visitante e nos dar capacidade de fazer uma atividade contemplativa com qualidade digna de bonito", resume o secretário.
Todos os anos, durante a alta temporada, turistas ficam de fora do passeio, um dos mais procurados, e acabam voltando às suas cidades frustrados. No ano passado a gruta recebeu 60 mil visitantes, segundo a prefeitura.
Impacto reduzido - Mariano explica que a escadaria será feita com pedras da própria região, semelhantes às existentes na Gruta. Segundo ele, o projeto é do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), já conta com aprovação de todos os órgãos licenciadores e foi desenvolvido após amplo estudo, que toma como base até mesmo o trabalho de cantaria e pedraria desenvolvido em Machu Picchu, no Peru.
Assim que a Câmara de Bonito aprovar o investimento, será firmado convênio com uma ONG (Organização Não Governamental) para dar oficina aos artesãos que vão trabalhar as pedras e será aberto o processo licitatório para as obras.
A intenção é iniciar a construção da escadaria até o fim de maio e aproveitar o período de estiagem para acelerar o processo. Porém, o secretário observa que o trabalho é minucioso, para que o impacto seja o menor possível e a previsão é que leve um ano para ser concluído.
Apesar disso, Mariano afirma que a intenção é fazer as intervenções sem interromper as visitações. "Não vamos ter pressa, vamos sempre respeitar o meio ambiente e a segurança das pessoas envolvidas. Já esperamos até agora", finaliza.

Um comentário:

  1. Gostaria de informar a infringência à Lei de Direitos Autorais uma vez que não fui consultado sobre a utilização de minha fotografia da Gruta de Bonito para estampar a matéria em destaque. Peço que coloquem o devido crédito: Foto: Gutemberg Ostemberg, em respeito à Lei e que em outra oportunidade solicitem a utilização de fotos minhas, pois todss são resguardadas por lei.
    Grato,

    Gutemberg Ostemberg

    ResponderExcluir