sexta-feira, 9 de abril de 2010

Idéias criativas! pinte as suas...


Você quer ser criativo? Não quer apenas ter idéias malucas, mas realmente sem capaz de criar e fazer coisas incríveis com sua vida?
Existem quatro papéis distintos que são utilizados no processo criativo para que ele seja o mais efetivo o possível. Cada um pede que você interprete diferentes personagens, com estados de mente e habilidades diferentes.
Os personagens são: Explorador, Artista, Juíz e o Guerreiro.
Aprenda como eles ajudam a desenvolver sua criatividade e como dominar as habilidades que cada um precisa.

O Explorador
Idéias não aparecem do nada. Para você ter algumas boas idéias, primeiro você precisa encontrar alguns materiais: fatos, conceitos, experiências, conhecimento e emoções – e é disso que as idéias são feitas. Para conseguir tudo isso, você precisa adquirir uma atitude de curiosidade e exploração.
O Explorador está sempre a procura de novas coisas. Eles é extremamente curioso e nunca limita-se para uma determinada área da experiência e conhecimento. Ter idéias é conectar pontos. Primeiro e antes de tudo você precisa de vários pontos para ligar – você precisa de combustível para a formação de novas idéias.
Como desenvolver o explorador que existe em você
Seja curioso e alerta. Trabalhe em áreas desconhecidas. Seja como uma criança, prestando atenção no mundo e esteja sempre receptivo a ele. Redescubra a diversão de descobrir coisas novas.
Procure o máximo de inputs possíveis. Não limite-se ao jogo do acerto e erro. Leia livros diferentes e veja filmes diferentes daqueles que você gosta. Pare de não ir atrás de informações que você “nunca vai usar”. Procure diferentes áreas de conhecimento.
Fale com o máximo de pessoas. Busque entender diferentes perspectivas. Fale com estranhos. Não limite-se a conselhos de experts.

O Artista
O artista tem idéias. Ele pega os materiais descobertos pelo explorador e os combina de diversas maneiras.
Quando as pessoas dizem que alguém é “criativo”, eles estão se referindo ao artista. O artista tem idéias na maioria das vezes testando sempre novas coisas. Ele aplica sua imaginação rearranjando as coisas, colocando as coisas de cabeça para baixo e desmontando as coisas. Ele busca diferentes aproximações e encontra conexões inesperadas. Ele gosta de brincar e não liga sobre o que as pessoas esperam dele.

Como desenvolver o artista que existe em você
Trabalhe os músuculos das suas idéias. Escreva novas idéias assim que elas aparecerem em sua cabeça, elas estimulam o cérebro a gerar mais e mais idéias. Também use ferramentas para geração de idéias deliberadamente.
Brinque! Todos nós sabemos: a maneira mais eficiente de termos idéias é divertindo-se. Não leve problemas muito a sério. Entretenha-se e mantenha seu cérebro fresco e preparado.
Use sua imaginação. Deixe a praticidade de lado, não tenha medo de deixar sua imaginação fluir e visualizar novas possibilidades. Atreva-se a perguntar “e se...” e veja novas realidades desdobrarem-se.

O Juíz
O Juíz faz o papel de “cairn a real”. Seu trabalho é analisar as idéias extravagantes do artista e ver sua aplicação no mundo real.
O Juíz questiona suposições, ele as compara e analisa. Ele verifica o quanto as idéias são implantáveis. Não importe o quanto o artista ame uma idéias, o juiz procura contra-argumentos, checa evidências e toma decisões difíceis. Combinando intuição e ferramentas analíticas, o juiz deve apenas permitir idéias implantáveis.
O Juiz tem uma má reputação mas somente porque as pessoas geralmente o envolve muito cedo. Matar uma idéia antes que o artista possa brincar com ela é uma pena, matá-la depois é geralmente uma necessidade.

Como desenvolver o juiz dentro de você
Desenvolva pensamento crítico. Verifique suposições, experimente hipóteses, analise resultados e desenhe conclusões. Domine a tomada de decisões.
Esteja atento com as armadilhas do pensamento. Nossa mente nos engana. Esteja sempre atento e vigilante de seus próprios vieses. Existem diversos caminhos a serem tomados.
Seja realista. A idéia lhe dará o retorno que você precisa? Você possui os recursos para fazê-las acontecer? Você está disposto em colocar esforço para fazê-la acontecer? Seja prático e mantenha seus pés no chão.

O Guerreiro
Assim que você tiver uma idéia pronta para ser executada, você irá entender que o mundo não está preparado para todas novas idéias que aparecem. Seus inimigos podem ser externos, a concorrência pode ser poderosa, ou as pessoas simplesmente “não entendem” suas lindas idéias. Mais difícil que isso, já existem diversos inimigos dentro de vocês: resistência de pensamento, desculpas e medo do fracasso.
O trabalho do Guerreiro é fazer as coisas acontecerem. Para isso, você precisará não apenas de uma estratégia e plano de ação mas lutar também no dia-a-dia.
Isso significa manter-se produtivo, desenvolvendo resiliência e coragem para ultrapassar obstáculos e, claro, estar apto para vender suas idéias e qualquer coisa que seja necessário para materializá-las.

Como desenvolver o Guerreiro dentro de você
Vença qualquer resistência. Quando você cria algo novo, resistência naturalmente irá aparecer. Você precisa encontrar maneiras de vencer a perguiça e manter-se produtivo todos os dias
Seja corajoso. Para fazer as coisas acontecerem, você precisa deixar qualquer dúvida que possua sobre sua capacidade e conquistar o medo do fracasso.
Faça o marketing e venda sua idéia. Você é o único que acha sua idéias maravilhosa? Você consegue convencer outras pessoas sobre os méritos de suas id[eia? Se você não conseguir vender sua idéias, ela não irá longe.
Consciência e Timing são críticos também
Na verdade, sabemos que o caminho para a criatividade não é linear – explorador-para-artista-para-juiz-para guerreiro. Usualmente, existem várias reviravoltas entre esses papéis. O Juiz pode voltar uma idéia para o artista para um melhor desenvolvimento, o artista pode pedir mais dados para o explorador para desenvolver uma determinada idéia e por aí vai.
Tudo bem, o importante é você ter consciência de qual papel você está realizando em determinado tempo. Geralmente, ficamos presos ao Explorador por muito tempo. Ou podemos entrar no tribunal do Juiz enquanto o Artista ainda está realizando sua mágica. Existem diversas maneiras onde você gaste muito ou pouco tempo em cada papel.

A lição que fica é: busque sempre desenvolver as habilidades de cada papel, mas também atuar com eles nos momentos apropriados. Esteja sempre atendo em qual fase do processo criativo que se encontra e o que você está tentando alcançar. Todos os papéis são igualmente importantes: tenha certeza que eles estão interagindo harmonicamente entre si.

Quer saber mais? Aqui vai uma recomendação
Os conceitos acima não são novos. A idéia dos quatro papéis criativos nasceram do trabalho clássico de Roger Von Oech sobre criatividade “A Whack on the Side of the Head”, assim como “Creative Whack Pack”.
Eu li esses livros há algum tempo mas somente ultimamente eu tenho aplicado esses princípios e me tornado mais consciente dos passos do processo criativo. Existe um mito que a criatividade deve ser selvagem e sem planejamento que ninguém pode ser ensinado como ser criativo Eu estou certo que isso não somente é mentira como pretendo explorar esse tópico ainda mais. Enquanto isso, “A Whack on the Side of the Head” e “Creative Whack Pack” são duas fontes excelentes para as pessoas interessados em tornar-se mais criativas.



Leia mais: http://www.muitolegal.net/2010/04/desmembrando-criatividade.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+muitolegal+%28muitolegal+blog+%3A%3A+sua+overdose+di%C3%A1ria+de+inspira%C3%A7%C3%A3o%29#ixzz0kdxXj5iM

Nenhum comentário:

Postar um comentário