sexta-feira, 30 de abril de 2010

Gruta do Lago Azul terá novo acesso: escadarias

Com projeto elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o qual já conta com a aprovação dos órgãos responsáveis, a Prefeitura Municipal dará início em maio à construção de novas escadarias na Gruta do Lago Azul e reformas dos banheiros do seu receptivo. A realização das obras não interromperá as visitações.

As novas escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta. O objetivo é proporcionar maior segurança e possibilitar que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra, facilitando o trânsito em seu interior já que existe atualmente apenas um caminho para ida e volta. A obra também fará com que o local atenda às normas de acessibilidade possibilitando seu uso por portadores de deficiência.

A prefeitura pensa também em solicitar um novo estudo de impacto ambiental para saber se o número de visitantes no interior da gruta pode aumentar. O limite atual é de 305 pessoas por dia, divididas em grupos de 15 pessoas, sempre acompanhadas por guias. Outro ponto a ser reavaliado é o horário de funcionamento, que vai de 7 horas da manhã até duas da tarde, devido a questões de segurança. De acordo com a prefeitura, a Gruta do Lago Azul recebeu 60 mil visitantes no ano passado.

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, as obras deverão custar cerca de R$ 500 mil e serão realizadas com recursos do FUMTUR (Fundo Municipal do Turismo). Segundo o secretário o COMTUR começou a fazer caixa para realizar a obra ainda em 2005, com o dinheiro da visitação ao local.

O início dos trabalhos depende de aprovação pela Câmara Municipal de uma autorização para que a prefeitura possa firmar convênio com uma Organização Não Governamental (ONG), que vai acompanhar a execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário