terça-feira, 27 de julho de 2010

Historiador Gilson Martins é homenageado em Festival

A 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito vai homenagear personalidades da música, artesanato, meio ambiente, educação e história com contribuições relevantes para Mato Grosso do Sul. O historiador Gilson Rodolfo Martins é um dos homenageados deste ano. Com importante trabalho arqueológico em Mato Grosso do Sul, é um dos responsáveis pela reedição de obras raras que contam a história do Estado.
Bacharel em História e doutor em Arqueologia Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), realizou estágio como convidado no Museu do Homem em Paris, na França. Também foi conferencista e palestrante em eventos científicos nacionais, na França e no Paraguai. Como professor titular de Arqueologia Pré-Histórica Brasileira na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenou projetos e escavações arqueológicas com importantes descobertas de fragmentos e objetos pertencentes a povos primitivos que habitaram a região.
Gilson Martins também é o responsável pelo Museu de Arqueologia do Memorial da Cultura e um dos integrantes da comissão organizadora da coleção Documentos para a História de Mato Grosso do Sul. A reedição dos livros, organizados em caixas contendo três volumes de títulos variados, está sendo custeada pelo governo do Estado. 
A primeira caixa foi lançada no final de maio e contém os títulos Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata, do espanhol Ruy Diaz de Guzman; Oeste Ensaio sobre a grande propriedade pastoril, de Nélson Werneck Sodré e Pantanais Mato-Grossenses, do cuiabano Virgílio Correa Filho.
O segundo lançamento, ocorrido no mês de junho, é composto pelos livros Jesuítas e Bandeirantes no Itatim, de Jaime Cortesão; Oeste de São Paulo, Sul de Mato-Grosso, de autoria de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa e Episódios históricos da formação geográfica do Brasil, escrito por Mário Monteiro de Almeida.
De acordo com o professor, a disponibilidade bibliográfica existente sobre a história de Mato Grosso do Sul foi feita sob o olhar paulista e mato-grossense. A coleção de livros reeditada pelo governo estadual se propõem a mostrar um outro contexto dos acontecimentos no sul de Mato Grosso.
A terceira caixa de livros deve ser editada ainda este ano e também um volume especial com mapas históricos que vão apresentar delimitações territoriais de Mato Grosso do Sul, a partir de representações cartográficas. A intenção é fazer um atlas histórico, diz o professor, com a recuperação de mapas antigos e a inclusão de outros mais novos, que serão editados em ordem cronológica. Os mapas mostram as mudanças de nome dos territórios e mudanças demográficas dos índios das antigas aldeias para as cidades atuais, completa Martins.
Além do historiador Gilson Rodolfo Martins, também serão homenageados o artesão David Rogério Ojeda, a musicista Clarice Maciel Chaves, a professora Lori Alice Gressler e a bióloga Neiva Guedes.
Fonte: Assessoria Festival de Inverno

Nenhum comentário:

Postar um comentário