terça-feira, 6 de julho de 2010

O lixo de luxo!

O telhado de garrafas pet é uma alternativa viável, artesanal e criativa de se construir. Além de conferir uma estética diferenciada e durabilidade, mostra-se como uma opção de baixo custo. É uma tecnologia ecológica, porquê reutiliza e recicla as garrafas que muito provavelmente estariam nos leitos de nossos rios.

Passo a passo e materiais:


É importante que se reutilize somente as garrafas que forem lisas, para que o encaixe das telhas se dê por igual.

A média de garrafas que se reutiliza por metro² é de 14 a 18 garrafas aproximadamente, dependendo da abertura que se dá a cada telha.


Utilizamos como fôrma um cano PVC de 100mm com 20 cm de comprimento e com uma abertura vertical para facilitar a entrada da pet.


Com um estilete, corte o bico e o fundo da garrafa.


Depois amasse o que sobrou da garrafa ao meio.


Corte com o estilete obtendo duas partes iguais, uma capa e uma bica.


Grampear as duas extremidades até atingir a área total do telhado. Pode-se utilizar também rebites para unir uma fileira a outra, mas se não houver incidência de ventos fortes não há necessidade.


Atenção! Para garantir uma boa funcionalidade, o telhado deve ter no mínimo 35% de inclinação.


Esse telhado é ideal para a construção de estufas, ou para áreas externas da casa como a varanda. Se caso houver a necessidade de barrar a incidência de raios solares, utilizamos como forro, caixas de leite (embalagens tetrapak).


Por isso companheiro, pare de jogar no seu lixo de saquinho nas ruas, e pode ser reciclado pois é muito fácil fazer lixo, o duro é não dar valor naquilo que produziu, e ainda sequer se preocupar para onde foi seu lixo, colocando somente na frente da sua casa ou na esquina do seu bairro!
Respeite a natureza, e assim ela vai continuar te respeitando e alimentando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário