terça-feira, 23 de março de 2010

Parabéns Floripa, 284 anos!


" Um pedacinho de terra, perdido no mar,
jamais a natureza, reuniu tanta beleza,
jamais um poeta teve tanto pra cantar,
um pedacinho de terra, perdido no mar....
Ilha da velha figueira, moça faceira, tradicional... 
Tua lago formosa, ternura de rosa, poema ao luar...
Um pedacinho de Terra, beleza sem par...."
Pequeno trecho do Hino de Floripa, a mais bela Ilha da Magia e do Turismo.

Hoje, 23 de março, Florianópolis completa seus 284 anos de vida e história. Desde 1726 com sua povoação de bandeirantes e paulistas, a Ilha de SC cresce e desenvolve para receber turistas e aventureiros. Tudo bem que possui marcos históricos, que deixa bem claro que, sua povoação era dos indios da nação Tupi Guarani, os Sambaquis, com suas inscrições rupestres e oficinas liticas de mais de 4.000 anos registrado. E Florianópolis, já passou por transformações  e muitos outros nomes, como: Ilha de Santa Catarina (1504), Ilha dos Patos(1526), Nossa Senhora do Desterro, Maembipe, Desterro, e então, em 1890, com a República em vigor, leva o nome do Marechal de Ferro, o Floriano Peixoto, por isso Florianó-polis, Cidade de Floriano.
Mas o nome mais querido é Floripa, pois é um jetinho manezinho de agradar a todos, e não lembrar do carrasco Floriano Peixoto. E manezinho, são os maradores e nativos desta ilha. Trazem a cultura açoriana da pesca e agricultura, a mandioca, o pirão do peixe, as danças folclóricas e até a farra do Boi.  
Uma terra catarinense sim, mas com o coração aberto aos imigrantes, onde vieram os açorianos da Ilha da Madeira, e depois, portugues, espanhois, paulistas, gaúchos, paranaenses e assim vai.
Uma capital maravilhosa, com um centro histórico rico em acontecimentos, a ponte Hercilio Luz, como cartão postal de entrada a ilha, e suas belas praias e dunas fazem deste paraíso o point do turismo nacional. 
E na gastronomia, peixes, ostras, frutos do mar e a mais famosa sequência de camarão do Sul do Brasil. Camarão ao bafo, alho e óleo, a milanesa, molho de camarão, peixe, fritas, salada... hum e muito mais. 
Por isso, vale lembrar e parabenizar Floripa, pois alguns acreditam que só tem praia, mas na verdade tem muito mais. Parque Aquatico, trilhas, saltos de parapente e para-quedas, asa delta, pontos de mergulho, flutuação, rapel, escalada, baleias e pinguins no inverno, cachoeiras, praias desertas, pista de kart, 3 shoppings centers, um dos melhores Resort do Brasil, Costão do Santinho e a Lagoa da Conceição com seus esportes de Windsurf, Kitsurf e Wakeboard. 
Parabéns Floripa, o Brasil te ama! 

Leandro Neto  
Guia de Turismo e estudante de Turismo e Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário