terça-feira, 2 de março de 2010

Blog no Ar...

Frases da Semana:

"Os primeiros quarenta anos de vida dão-nos o texto; os trinta seguintes o comentário."

Artur Schopenhauer

"Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente."

Érico Veríssimo

Conselho gestor do Geopark Bodoquena tem 1ª reunião ontem

A primeira reunião do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal aconteceu neste dia 1º de março. O conselho foi criado com o decreto de criação do Geopark, assinado no dia 22 de dezembro de 2009 pelo governador André Puccinelli.

O conselho gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal, responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região, é formado por representantes do governo estadual (Imasul, Fundtur e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul); Iphan; Departamento Nacional de Produção Mineral; Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil; Comando Militar do Oeste; e as prefeituras dos 13 municípios envolvidos. A reunião aconteceu no escritório do Iphan, às 14 horas.

Segundo a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o conselho traçou metas para este ano. "Em sua primeira reunião, o Conselho Gestor do Parque definirá ações para 2010, entre elas a oficialização do geoparque junto à Unesco e elegeu a presidência do Conselho", afirmou Nilde.

Para definir as áreas e os roteiros que comporiam o geoparque, o governo do Estado, por meio das Fundações de Turismo, Cultura e o Imasul, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS) e as prefeituras, realizaram desde 2008, oficinas e seminários.

Nesses encontros foram discutidas estratégias de preservação e desenvolvimento com base em ações educativas e roteiros turísticos focados no patrimônio geológico, paleontológico, arqueológico e histórico da região da Serra da Bodoquena e Corumbá. Participaram também dos estudos as universidades federais de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Geoparque Bodoquena - Pantanal possui diversos aspectos característicos de um geoparque nos moldes da Unesco, como a presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres-dente-de-sabre e mastodontes. Além destes, fósseis dos primeiros seres vivos surgidos no planeta - há mais de 560 milhões de anos -, sendo um deles a corumbella, em homenagem a Corumbá, onde o fóssil foi descoberto. O local também abriga diversos sítios arqueológicos e históricos relevantes que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna e também um rico patrimônio cultural traduzido pelo modo de vida pantaneiro, pelas artes gráficas e cerâmicas terena e kadiwéu, entre outros.

Geoparques - A elevação à categoria de Geopark, uma chancela oficial da Unesco, é uma ferramenta de preservação para áreas dotadas de importantes testemunhos geológicos e paleontológicos da evolução da Terra, e também objetiva fomentar a educação, inclusão social, divulgação científica e o turismo. Desde a criação do Global Networks of National Geoparks, em 2004, a Unesco já chancelou 57 geoparques ao redor do mundo, sendo apenas um nas três Américas - o Geoparque do Araripe, no Ceará, em 2006.

Para Nilde Brun, o Geopark é de extrema importância para o turismo e o meio ambiente. "Ele vem fortalecer a imagem do Estado no mercado internacional e na Rede Mundial de Geoparques, promovendo o desenvolvimento da região. Ganha o turismo diferenciado, ganha a infraestrutura dos municípios e ganha o Estado" afirmou Nilde.

O geoparque favorece a elaboração de modelos alternativos de gestão territorial, não impondo regras fixas. Na verdade, ele pressupõe critérios de gestão e desenvolvimento de atividades econômicas menos restritivas. Além da visibilidade internacional proporcionada pela chancela, a implementação do selo "Unesco Geopark" favorece a possibilidades de financiamentos internacionais estimulados por uma chancela deste porte - a região do Araripe, por exemplo, já recebeu cerca de US$ 65 milhões de empréstimo do Banco Mundial para realizar ações de infraestrutura e apoio ao setor produtivo da região, entre outros projetos.

Ministério da Integração debate Infovia Digital em Bonito

O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste realizará no dia 10 de março próximo a partir de 14h00, em Bonito, uma reunião para apresentação e discussão do Programa de Governo Eletrônico brasileiro - aberta a todos os interessados.

Bonito será a primeira cidade da região Centro-Oeste beneficiada com o programa. Na primeira etapa - chamada Infovia Bonito Digital - a rede vai abranger prédios e órgãos da administração pública municipal na área urbana, permitindo sua integração e reduzindo custos administrativos (com serviços de telefonia, por exemplo). Permitirá também acesso gratuito à Internet pela população a partir de cinco pontos de retransmissão, incluindo a prefeitura municipal, a praça central da cidade (Praça da Liberdade) e o Balneário Municipal.

O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos - com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

O Programa de Governo Eletrônico brasileiro pretende transformar as relações dos três níveis de Governo (municipal, estadual e federal) com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados promovendo a interação com empresas e indústrias e fortalecendo a participação.

O encontro contará também com participação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Diretoria de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e do Governo do Estado MS, através da SUCITEC/SEMAC.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas com Boni (Assessor de Comunicação Social) da Prefeitura Municipal de Bonito (9237-6506) e Frederico Valente/Diretor de Promoção de Investimento da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional (061) 3414 0122.

Nenhum comentário:

Postar um comentário